Roteiro
Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059
Abstract
SOPELSA, Ortenila; SANTOS, Simaiqui Teresinha dos and MELLO, Regina Oneda. Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.375-392. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12794.
Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva, com o objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação continuada de professores. A amostra se constituiu de cinco diretoras de escolas de Educação Básica conveniadas ao Progra ma; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); cinco supervisores professores regentes e cinco acadêmicos bolsistas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que a articulação entre Ensino Superior, PIBID e a prática na sala de aula oportuniza compreender e aprender a profissão, nas relações entre teoria e prática, no planejamento e na execução das ações pedagógicas.
Keywords : Ensino Superior; Formação Continuada; Educação Básica; PIBID.