SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46History curriculum and teaching agency: possibilities of articulation in the early years of fundamental educationInterview: policy, power and existence, with Flávia Monteiro de Barros Araújo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

JANZEN, Melanie. Dando vida ao reconhecimento territorial. Roteiro [online]. 2021, vol.46, e26813.  Epub Mar 11, 2021. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v46i.26813.

A problemática da colonização no Canadá e da relação com os povos indígenas é central. Os campi da Universidade de Manitoba, no Canadá, estão localizados nas terras originais de Anishinaabeg, Cree, Oji-Cree, Dakota, povos Dene e no território da Nação Métis. Diante desse fato, a autora se reflete sobre a indação: Como, eu como colona, pesquisadora e professora, ofereço um reconhecimento territorial significativo quando estou tão claramente situada em - e me benefício de - terras roubadas? Desse modo, a autora revisita o significado do reconhecimento territorial (de viver nas terras originárias dos povos indígenas) no ensino, sondando autobiograficamente sentidos que podem dar vida a atos de reconhecimento.

Keywords : Povos indígenas; Ensino; Reconhecimento territorial..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )