SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue01Entre a instituição do consumo e a destituição docente: considerações em torno da crise do saber escolar no contemporâneoOs compêndios didáticos nos relatórios de província da Paraíba: fontes para a leitura escolar no Império author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SCREMIN, Greice  and  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Um estudo sobre funções docentes nas universidades privadas brasileiras e indicadores de qualidade. Educação. UNISINOS [online]. 2012, vol.16, n.01, pp.27-35. ISSN 2177-6210.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como propósito analisar o perfil institucional/docente de professores do ensino superior em universidades privadas brasileiras, a partir dos indicadores de função docente disponibilizados pelo INEP/MEC. O foco do estudo consiste em estabelecer relações com a questão da qualidade da educação superior proposta pela bibliografia existente (Bertolin, 2007; Davok, 2007; Giolo, 2006). A abordagem metodológica utilizada para a realização do estudo foi quanti/qualitativa, considerando que a utilização dessa metodologia em diferentes etapas do estudo indica a possibilidade de desenvolvimento de diferentes estratégias para a análise dos dados, sejam elas assentadas em princípios de análise documental, seja em procedimentos estatísticos. A investigação concluiu que os indicadores de função docente, ao se restringirem apenas ao regime de trabalho, ao grau de formação e ao sexo desconsideram os demais elementos constitutivos da própria definição de funções docentes apresentada pelo INEP. Portanto, os indicadores apresentados na base de dados fornecem uma contribuição que é parcial para a avaliação da qualidade do trabalho do professor. Desse modo, constata-se que esses indicadores, quando interpretados sob a óptica qualitativa, deixam lacunas na compreensão sobre o que é válido em termos de avaliação da educação superior.

Keywords : Ensino Superior; Indicadores de Qualidade; Funções Docentes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )