SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3What subject? Possibilities of dialogue between Michel Foucault and Walter Benjamin and their contributions to the curriculum studiesThe research as a collective construction: looking on tracks to think over the continued teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

VIEIRA, Elisa  and  AQUINO, Julio Groppa. Sobre a pedagogização da experiência urbana: o projeto da cidade educadora. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.313-324. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.02.

A partir da constatação de uma intensificação, na atualidade, de iniciativas de cunho dito formativo em contextos não escolares, este artigo, apoiado em algumas formulações de Michel Foucault, propõe-se a problematizar a educação urbana como um dos locus da governamentalidade contemporânea. Mais especificamente, empreendemos um trabalho investigativo da literatura acadêmica sobre as relações entre cidade e educação e, em especial, de documentos concernentes ao projeto da cidade educadora. A análise permitiu-nos concluir que há, em curso, a produção de um modo intensivo de governo das populações baseado em uma experiência pedagogizada da cidadania, esta consubstanciada na disseminação de práticas educativas não formais.

Keywords : Cidade Educadora; Governamentalidade; Michel Foucault.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )