SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3The recontextualization of competences in professional education: An analysis based on the sociology of educationLife stories in the training of adult educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PACHECO, Terezinha Souza  and  SILVA, Ariane Franco Lopes da. Ensino Religioso nas escolas e as suas representações. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.357-367. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.06.

O objetivo desta pesquisa é investigar a visão de professores sobre o Ensino Religioso e acessar os saberes docentes sobre essa disciplina. Participaram da pesquisa 53 professores do ensino fundamental de seis escolas municipais de Santos-SP. O estudo apoiou-se na teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A metodologia é composta por três instrumentos: o teste de associação livre de palavras, o desenho, com título e justificativa, e um questionário projetivo. Os dados da associação livre de palavras foram analisados por meio do software EVOC, segundo os estudos de Vergès. Os dados do desenho e do questionário foram tratados pela análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados mostram que, possivelmente, as representações se ancoram na ideia de catequese e na história desse ensino no Brasil. Foi possível observar também mudanças nas representações de Ensino Religioso na escola pública. Elementos como área de conhecimento e função social foram agregados à representação provavelmente devido às políticas públicas, legislações e debates sobre o tema.

Keywords : Ensino Religioso; Políticas Educacionais; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )