SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Religious education in schools and its representationsDifferent ways of being a girl in school: Notes on femininity and the processes of inclusion/exclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ANTUNES, Maria Conceição. As histórias de vida na formação de educadores de adultos. Educação. UNISINOS [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.368-380. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2015.193.07.

Este artigo tem como finalidade a descrição de uma experiência de educação/formação no âmbito da formação de educadores de adultos no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Minho. Na esteira dos objetivos de uma das unidades curriculares do curso, levamos a cabo uma experiência de investigação que nos ajudou a compreender quando, onde, com quem e como se formam/educam os adultos. Nesta experiência optámos por uma abordagem qualitativa, não descurando os dados quantificáveis. Elegemos como metodologia as histórias de vida e como técnica de recolha de dados a entrevista semi-diretiva, sendo dezenove o número de participantes. Os resultados obtidos levaram-nos a corroborar as linhas orientadoras da nova epistemologia: a educação/formação é um processo permanente/comunitário que se realiza através das relações, acontecimentos, experiências e contextos que acompanham a vida de cada um.

Keywords : Formação de Educadores de Adultos; Educação de Adultos; Histórias de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )