SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Blindness and mental representation of knowledge by concepts: Comparison between congenital and acquired blind peopleUniversal design for learning as a strategy for school inclusion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Encontro entre Educação Especial e Educação Inclusiva: a formação de professores-mediadores na área da deficiência intelectual. Educação. UNISINOS [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.138-146. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2018.222.03.

A formação de professores para educação inclusiva com foco em deficiência intelectual se caracteriza como um desafio nacional. Assim, as estratégias de pesquisa para a formação ocupam um lugar importante na busca de soluções para equipar professores comuns em uma prática pedagógica que atenda às necessidades dos escolares com deficiência intelectual. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de capacitar professores especialistas da Rede Municipal de Educação de São Paulo, por meio de uma estratégia piramidal, para atuarem como mediadores nas escolas com os seus pares. O estudo incluiu 220 profissionais, os quais foram responsáveis pela formação dos seus colegas na escola, por meio de um planejamento estratégico piramidal. A análise com base em questionários respondidos por professores-mediadores, seus comentários descritivos e registros no diário de campo mostra que a estratégia piramidal foi favorável e que a formação necessária chegou ao seu destino: o professor da classe comum.

Keywords : Formação de Professores; Estratégia Piramidal; Deficiência Intelectual.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )