SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42PEDAGOGY OF CANOE: MEMORIES AND STORIES OF BLACK WOMEN FROM VILA DO CARMO DO MACACOARI-APCHILD DEVELOPMENT PROCESS: CRISES, RUPTURE AND TRANSITIONS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MENEZES, Willia Barbosa de; SILVA, Francisco Vieira da  and  ROCHA, Simone Maria da. CRUZAMENTOS E DISSOCIAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO RURAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DA COLEÇÃO DIDÁTICA “CAMPO ABERTO”. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.382-405.  Epub May 07, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6279.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar os principais cruzamentos e dissociações entre a educação do campo e a educação rural, com vistas a problematizar um possível processo histórico de modificação da educação rural para a educação do campo, a partir do estudo dos livros didáticos do 1°, 2° e 3° anos do ensino fundamental da coleção “Campo Aberto”, instituído pelo Plano Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD Campo), em 2016. Para tanto, a pesquisa pauta-se teoricamente nas reflexões de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Freitas (2012), Calazans, Castro e Silva (1981), Leite (2002) e Rodrigues (2009), dentre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo de natureza documental, haja vista a análise dos livros didáticos, os quais são documentos que ainda não passaram por um crivo analítico. A análise aponta que os cruzamentos repousam em determinados tratamentos ofertados pelos livros da coleção didática que desconsideram as particularidades dos sujeitos do campo. Já as dissociações ocorrem quando se reconhecem as expressões culturais e a identidade dos povos campesinos como aspectos relevantes na consecução de uma educação do campo em sua integridade.

Keywords : Educação rural; Educação do campo; Livro didático..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )