SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42CROSSINGS AND DISSOCIATIONS BETWEEN RURAL AND COUNTRYSIDE EDUCATION: A STUDY OF THE “CAMPO ABERTO” DIDACTIC SERIESCRITICAL PEDAGOGY: TRANSFORMATIONS IN THE MEANINGS AND EMANCIPATORY PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MAREGA, Ágatha Marine Pontes  and  SFORNI, Marta Sueli de Faria. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: CRISES, RUPTURAS E TRANSIÇÕES. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.406-422.  Epub May 16, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6293.

Resumo: Embora o processo de desenvolvimento humano seja, normalmente, entendido como algo progressivo e harmonioso, autores da Teoria Histórico-Cultural, como Vigotski, Leontiev e Elkonin, apresentam o desenvolvimento infantil como um processo dialético em que as mudanças e transições são feitas revolucionariamente (idades com crises e idades estáveis). Assim, o desenvolvimento é evidenciado em momentos de transição, com a presença de saltos qualitativos, rupturas, crises, que muitas vezes são compreendidos, de forma equivocada, como sintomas negativos. Uma educação cuja finalidade é a promoção do desenvolvimento, necessita conhecer como ocorre esse processo. Neste sentido, este artigo resulta de uma pesquisa bibliográfica que teve por objetivo compreender esses momentos de transição, com a finalidade de poder atuar pedagogicamente nas crises, de modo que esses momentos sejam favoráveis ao desenvolvimento e não limitadores dele. Concluímos que a condução racional do processo de transição no ambiente escolar requer intervenção pedagógica organizada e assistida pelos adultos envolvidos (professores, pedagogos e familiares).

Keywords : desenvolvimento humano; Teoria Histórico-Cultural; intervenção pedagógica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )