SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42CRITICAL PEDAGOGY: TRANSFORMATIONS IN THE MEANINGS AND EMANCIPATORY PRACTICESREFLECTIONS ON THE TEACHING TRAINING TO THE BASIC EDUCATION IN THE SIGNATURE MEDIEVAL HISTORY I author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

GONCALVES, Susély Aparecida Fonseca  and  RESENDE, Marilene Ribeiro. EGRESSOS DE UM CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO: PERFIL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.440-460.  Epub May 16, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6430.

Resumo: Este artigo traz resultados de uma pesquisa, de abordagem mista, que buscou traçar o perfil e investigar as contribuições do curso de Mestrado em Educação de uma Universidade, situada na região do Triângulo Mineiro - MG, para o desenvolvimento profissional docente dos egressos de 2003 a 2015, que, ao ingressar no curso, atuavam no ensino superior. O corpus de análise resultou de questionário respondido por 44 desses egressos, e de entrevista semiestruturada realizada com oito deles. Fundamenta-se em autores que discutem a pós-graduação em educação (Severino, 2006 e 2009; Cury, 2005); em pesquisadores que tratam o desenvolvimento profissional docente (Marcelo Garcia, 1999; Cunha, 2010, 2017). Em sua maioria, os egressos da IES pesquisada construíram a sua trajetória de formação e de atuação em instituições privadas de ensino superior. Têm a necessidade de aprimoramento profissional e o desejo de ascensão na carreira, motivos principais para a busca de um curso de mestrado, porém poucos contaram com bolsas de estudo, com a liberação das atividades profissionais ou redução de carga horária para a realização do curso. A contribuição mais importante para o desenvolvimento profissional docente, segundo os participantes, foi o aprofundamento de conhecimento. A preparação para a atividade de pesquisa foi assinalada pela maioria, mas não é a mais significativa, pois nem sempre esses egressos encontram ambiente favorável para essa atividade nas IES, onde atuam.

Keywords : Egresso; Pós-Graduação; Educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )