SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue42THE PUBLIC INSTRUCTION REFORMERS FROM MINAS GERAIS IN THE BEGINNING OF THE REPUBLICTHE ARITHMETIC IN THE SECTION FOR SMALL MATHEMATICIANS OF THE ECHO MAGAZINE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SILVA, Neomar Lacerda da; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  and  MAKNAMARA, Marlécio. INTERAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE A CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.42, pp.535-559.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i42.6636.

Resumo: O artigo objetivou problematizar o discurso da contextualização matemática e sua relação com práticas discursivas mobilizadas pelos sujeitos curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, usamos informações secundárias produzidas por meio de entrevistas com estudantes e professores/as que ensinam matemática nessa modalidade de ensino. Em diálogo com autores (as) do campo da Educação Matemática, operamos com ferramentas teórico-analíticas como discurso e poder-saber na perspectiva pós-crítica de estudos curriculares, sobretudo aqueles que se inspiram nas contribuições de Michel Foucault e colaboradores, para assumir as práticas de numeramento enquanto discursivas, portanto, produtoras de verdades acerca do Ensino de Matemática. A análise sugere que práticas de numeramento que têm lugar na EJA encontram-se atravessadas por relações de poder-saber, que estabelecem, compreendem e produzem discursos como o da contextualização matemática, engendrados no mecanismo da aplicabilidade, para instituir regimes de verdade que naturalizam a hegemonia da matemática formal (acadêmica e escolar) e o discurso da contextualização, e de como os sujeitos curriculares da EJA são capturados por esse discurso.

Keywords : Contextualização matemática; Discurso; Práticas de numeramento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )