Revista Práxis Educacional
On-line version ISSN 2178-2679
Abstract
CIRIACO, Klinger Teodoro and SANTOS, Yandra Karla dos. O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.569-595. Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6508.
Resumo: O artigo relata resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como a prática colaborativa de estudos, reflexões e intervenções de um grupo de iniciação à docência constitui-se espaço de aprendizagem compartilhada "de" e "sobre" a docência em Matemática. Para isso, adota-se um referencial teórico que trata da formação inicial de professores e práticas de colaboração. A metodologia se inscreve no campo dos estudos qualitativos em educação, de caráter descritivo analítico, em que os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com duas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma egressa e outra bolsista. Da análise de dados, foi possível retratar que o programa constituiu-se, desde sua implementação em 2014 na Universidade com a qual trabalhamos, espaço de aprendizagem de futuros professores pautado em dinâmicas colaborativas, o que contribuiu, sobremaneira, para a superação das dificuldades em Matemática, bem como para a formação dos envolvidos no que tange aos aspectos do conhecimento didático para o ensino e do conhecimento matemático para a abordagem de determinados conteúdos em sala de aula. Além disso, a inserção no PIBID resultou em uma mudança de postura frente a disciplina e ainda oportunizou, para as colaboradoras, uma identidade com a pesquisa neste campo.
Keywords : Formação Inicial; Programa de Iniciação à Docência; Colaboração; Ensino de Matemática.