Revista Práxis Educacional
On-line version ISSN 2178-2679
Abstract
PAULA, Adalberto Penha de and BUFREM, Leilah Santiago. PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.398-422. Epub June 10, 2022. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7020.
Considerando a realidade das comunidades tradicionais do litoral do Paraná e a relação entre Educação do Campo e Território, apresenta discussões sobre os significados da escola do campo a partir do levantamento de pesquisas. Objetiva colaborar com um campo de investigação da área da educação, isto é, a Educação do Campo, articulando a produção do conhecimento registrada, portanto validada pelas instâncias acadêmicas, com as dimensões que a constituem. Procede com o levantamento de informações na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta e dialoga com os principais trabalhos encontrados através do uso de descritores. Deste modo, observa que o diálogo com os trabalhos identificados contribui significativamente com novas compreensões e indica que as pesquisas avançam para além da educação, visto que em sua maioria apresentam análises relacionadas com outros aspectos e segmentos da sociedade. Conclui que as revisões bibliográficas são estratégia necessária para verificar o conhecimento produzido em determinada na área de pesquisa e que é urgente a articulação entre os sujeitos do campo, das águas e das florestas, além de outras populações que se encontram à margem para o fortalecimento das comunidades e territórios na luta e garantia dos seus diretos.
Keywords : Produção do Conhecimento; Educação do Campo; Escola do campo..