SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49THE SPIRIT OF THE VALLEY IN THE PLANETARY DECOLONIALITY: WIDE DOOR IN THE RECIVILIZATION OF KNOWLEDGE IN EDUCATIONTRAINING TEACHERS FOR UNIVERSITY TEACHING IN HIGHER EDUCATION INSTITUTIONS IN MOZAMBIQUE: BETWEEN LEGAL GUIDELINES AND EVERYDAY PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MEMORIAN), Marta Bastos Catunda (in  and  FORTUNATO, Ivan. EDUCAR COM O CORAÇÃO: UM CAMINHO SENSÍVEL, POSSÍVEL DA DOCÊNCIA. Práx. Educ. [online]. 2022, vol.18, n.49, e11528.  Epub July 04, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.11528.

Este texto inacabado trata da afetividade, do sensível, dos caminhos do coração na educação. Inacabado em duplo sentido, tanto pela incompletude do ser humano que pode sempre se desenvolver, quanto pela triste e demasiada precoce passagem de sua primeira autora, impossibilitando que a tessitura das ideias fosse levada a cabo. Mesmo inconcluso, traz importante reflexão sobre a necessidade de estarmos atentos aos afetos, às emoções e à sensibilidade humana antes dos elementos concretos, racionais e objetivos da vida. Em essência, o texto discute sobre a importância de a docência reconhecer que o coração é tão, senão mais, humano que a razão.

Keywords : afetividade; educação; sensível..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )