SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50DEMOCRATIC MANAGEMENT: ARTICULATIONS AND CONTRADICTIONS IN THE SCHOOL CONTEXTORELATIONSHIP BETWEEN TEACHERS’ EMOTIONS AND TEACHERS’ SELF- EFFICACY: A SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

PIOVESAN, Juliane Cláudia  and  BERNARDI, Luci dos Santos. REELABORAÇÃO DE FOREGROUND: ORQUESTRANDO FUTURO COM OS PROFESSORES. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11858.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11858.

Este artigo estuda o conceito de foreground presente na literatura e reflete sobre a reelaboração de foreground do docente, principalmente os aspectos que os mobilizam a ensinar e a aprender. A análise possui como base o entendimento de que ensinar necessita de aprendizagens constantes, em que o docente se permita interpretar as vivências, as realizações, os desejos, os sonhos, bem como as angústias, as barreiras e as frustrações. O suporte teórico é acompanhado por autores como Biotto Filho (2015); Nóvoa (2016, 2022); Skovsmose (1994, 2006, 2007, 2008, 2014, 2018); Tessaro e Bernardi (2019). Evidencia-se que reelaborar foreground, na observação de fatores internos (dimensão subjetiva) e externos (dimensão social), permite ao ser humano aprender ter desejo, dar sentido e significado à sua vida pessoal e profissional, enfim suas concepções, horizontes e visões de futuro. Perpassando as caracterizações de foreground e colocando-os no contexto vivido da docência, pode-se identificar situações importantes, as quais remetem a reflexões e questionamentos de lugares que possibilitam a esse docente reelaborar seus foregrounds de forma coletiva e, em especial, em um “lugar” chamado formação continuada. Por fim, infere-se que reelaborar foregrounds de docentes envolve refletir a maneira como uma pessoa interpreta as possibilidades e perspectivas presentes em seu contexto, compreendendo os desejos para o futuro, com objetividade, sendo fundamentais para suas ações e atitudes.

Keywords : docente; futuro; aprender.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )