SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50RELATIONSHIP BETWEEN TEACHERS’ EMOTIONS AND TEACHERS’ SELF- EFFICACY: A SYSTEMATIC REVIEWPROFESSIONAL PRACTICE AND THE INVENTION OF THE SCHOOL SPACE IN THE NORMAL SCHOOL OF BAHIA (1881-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

NENKO, Yuliia; ORENDARCHUK, Oksana; PRYSIAZHNIUK, Yurii  and  SHEVCHENKO, Oleksandra. EDUCAÇÃO UCRANIANA DURANTE A GUERRA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11951.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11951.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Federação Russa lançou uma invasão militar indefinida da Ucrânia. As ações militares têm um impacto catastroficamente negativo no setor educacional: mortes, ferimentos e traumas psicológicos para educadores, escolares e estudantes, danos às instalações educacionais. Fatores indiretos, como a diminuição do acesso à educação e o consequente êxodo de profissionais qualificados do país, também contribuem. Esses fatores indiretos são exacerbados pelo aumento da violência dirigida a educadores pró-ucranianos; redução ou cessação completa da educação; e degradação da infra-estrutura nos territórios ocupados. O objetivo desta revisão de escopo é descrever o escopo das barreiras e esboçar a escala e a natureza dos desafios para o setor educacional durante a guerra. Nosso objetivo é registrar as decisões mais importantes e intervenções direcionadas para manter a educação. Para monitoramento, usamos documentos normativos publicados, dados secundários, mensagens informativas da mídia estrangeira e ucraniana, bem como representantes do estado ucraniano e autoridades locais.

Keywords : impacto da guerra; educação; Ucrânia; warzone.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )