SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50UKRAINIAN EDUCATION DURING WAR: A SCOPING REVIEWASPECTS CONSIDERED BY TEACHERS IN THE ELABORATION OF PLANNING IN KINDERGARTEN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MIGUEL, Antonieta. A PRÁTICA PROFISSIONAL E A INVENÇÃO DE ESPAÇOS ESCOLARES NA ESCOLA NORMAL DA BAHIA (1881-1930). Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11359.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11359.

A proposta do artigo consiste em discutir a formação inicial docente assumida pela Escola Normal da Bahia durante a Primeira República, na qual a prática do conhecimento foi considerada uma qualidade determinante para a especialidade do magistério, sua condição profissional. Para efetivar essa concepção formativa, tanto a legislação quanto a organização pedagógica do curso criaram espaços para a atuação prática dos(as) normalistas. A base documental da investigação foi composta por relatórios de diretores e inspetores, artigos de revistas pedagógicas e jornais escritos por professores, pareceres e legislação educacional. A investigação apontou que o processo de modernização do currículo formativo do magistério na Bahia foi resultado de conflitos por uma “feição profissional”, que assumiu a ideia de “prática” como marcador da profissionalização docente. Esta concepção formativa provocou mudanças no espaço escolar com a criação de ambientes e procedimentos cotidianos para a prática e experimentação profissional.

Keywords : escola normal da Bahia; primeira república; prática profissional docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )