SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50YOUTH AND FIELD EDUCATION: AN ANALYSIS OF RESEARCH CARRIED OUT IN BRAZIL FROM 2002 TO 2022AN ANALYSIS OF THE RESEARCH PROJECTS AWARDED IN FECIBA USING THE CONSENSUAL ASPECTS OF THE NATURE OF THE SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SARTORI, Leandro  and  COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa. BALANÇO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO OESTE PARAENSE. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12231.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12231.

Este texto tem por objetivo fazer um balanço dos conhecimentos sobre educação integral elaborados no PPGE/UFOPA como resultado do projeto PROCAD As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação. Procedemos à constituição do balanço das produções considerando dois aspectos básicos: 1. Quais os instrumentos, técnicas e pressupostos metodológicos foram empregados nas dissertações; 2. Quais as conclusões e pressupostos teóricos sobre educação integral foram presentes nas investigações. Os resultados apontam que as dissertações utilizam fontes documentais, legais e entrevistas, como instrumentos metodológicos; as políticas contemporâneas apontam para ampliação da jornada sob responsabilidade da escola e não garantem as condições necessárias para o funcionamento das ações de ampliação da jornada e de formação integral; além disso, as políticas frequentemente são descontinuadas e dificultam que os projetos institucionais se consolidem e organizem o trabalho pedagógico de maneira articulada aos projetos.

Keywords : UFOPA; educação integral; ampliação da jornada escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )