SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50FROM THE MODERN SUBJECT TO THE SELF-ENTREPRENEUR: PRODUCTIONS, KNOWLEDGE AND CORROSIONS IN A BRIEF ONTOLOGY OF OURSELVESREFLECTIONS ON THE INDICATIVE METHOD AND ITS USE IN GRADUATE PROGRAMS IN HISTORY AND EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

LIMA, Caroline Miranda Pereira  and  PAZUCH, Vinícius. CONCEITO DE FUNÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11393.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.e11393.

Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.

Keywords : formação inicial de professores; conceito de função; análise vertical; análise horizontal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )