SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50REFLECTIONS ON THE INDICATIVE METHOD AND ITS USE IN GRADUATE PROGRAMS IN HISTORY AND EDUCATION IN BRAZILTHE EMERGENCE AND STANDARDIZATION OF LITERACY METHODOLOGIES IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

FREITAS, Ana Paula de  and  SARMENTO, Teresa. NARRATIVAS DE ALUNAS DE PEDAGOGIA: DESVELANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12328.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12328.

O estudo focaliza a formação docente para lidar com a diversidade de alunos na sala de aula comum. Apresenta-se uma pesquisa desenvolvida em um grupo de estudos com graduandas de Pedagogia que realizaram estágio extracurricular em uma rede de ensino municipal e, dentre as funções, apoiavam alunos com deficiência. A investigação assume o método biográfico e, no presente texto, busca-se compreender os reflexos da experiência das estudantes nesse estágio, em especial, na formação para lidar com o processo educativo desses alunos. Os encontros do grupo foram audiogravados e posteriormente transcritos. O procedimento analítico buscou interpretar os sentidos que a experiência produziu nas alunas. Os resultados, organizados em três eixos temáticos, indicam que o grupo de estudos se configurou como um espaço institucional de formação para as graduandas e possibilitou, por meio das narrativas, reflexão e transformação de saberes tácitos em conhecimento. Conclui-se que a narrativa biográfica contribui para criar uma proximidade entre a formação, a profissão de professor e as condições concretas da escola e do trabalho docente.

Keywords : formação docente; aprendizagem profissional; narrativa; educação inclusiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )