SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue50NARRATIVES OF PEDAGOGY STUDENTS: UNVEILING FORMATIVE EXPERIENCESTHE CONTRIBUTIONS OF THE ONTOLOGICAL APPROACH OF THE SCIENTIFIC METHOD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MANFROI, Iloni Frey  and  GRAFF, Patrícia. A EMERGÊNCIA E A PADRONIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11533.  Epub May 17, 2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11533.

O artigo tem o objetivo de analisar as ênfases discursivas materializadas nos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, ao longo das duas últimas décadas. A pesquisa está ancorada em uma perspectiva teórica Foucaultiana, usando o discurso como ferramenta metodológica para análise dos materiais. A análise permitiu perceber que as políticas de formação continuada de professores, no Brasil, têm um foco predominante sobre os processos de alfabetização, pois o analfabetismo é considerado como um importante gargalo na educação de nosso país - o que indica que as políticas emergem, principalmente, da necessidade de melhorar os índices de desempenho na alfabetização. Por conta desta demanda, em duas décadas emergiram quatro programas de formação continuada de professores alfabetizadores que propagaram o enunciado da melhoria dos índices de desempenho na aprendizagem da leitura e da escrita e apontaram para a padronização das metodologias de alfabetização. As discussões desse estudo apontam para a necessidade de ações que abrangem os múltiplos aspectos envolvidos na construção de uma educação de qualidade, que não estejam restritas somente às políticas de formação continuada de alfabetizadores, com o viés da culpabilização dos professores pelos baixos índices de alfabetização.

Keywords : alfabetização; políticas educacionais; formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )