SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Significance and world in the writings of the young HeideggerPhilosophy, education and emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CARDONA, Teresa Arbeláez. O diálogo: fusão de horizontes: para uma fundamentação gadameriana da antropologia pedagógica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2016, vol.21, n.1, pp.46-62. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n1.46.

A pergunta pelo ser do homem é a origem da antropologia tanto filosófica quanto pedagógica. Neste horizonte, pode-se resumir a resposta à pergunta dizendo: o ser humano não só é efeito do diálogo, mas humaniza e se humaniza por meio do diálogo. Quando se planeja ambientes orientados a desenvolver as potências anímicas do diálogo em todos, e em cada um dos participantes da cena pedagógica, igualmente se está tanto em meio a uma antropologia pedagógica quanto a uma didática antropológica. Esta foi a tradição que Christoph Wulf (2008), na segunda metade do século XX e no começo do século XXI, sistematizou. Dentro desta corrente de pensamento se enquadra a investigação intitulada Diálogo: condição de formação. Assim, pode-se afirmar que este projeto se baseia na tradição alemã que põe a Bildung no centro, como uma categoria que, ao mesmo tempo, tem uma fundamentação filosófica e alguns efeitos tanto na concepção quanto na ação pedagógica.

Keywords : Diálogo; Antropologia Pedagógica; Christoph Wulf; Gadamer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )