SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3The need of philosophy in the Latin American social problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CALTAGIRONE, Calogero. A relação Eu-Tu em Ferdinand Ebner. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.409-419. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v22.n3.1.

O pensamento dialógico e relacional, que se desenvolveu nas primeiras décadas do século XX, representa, certamente, um dos mais fecundos itinerários reflexivos em condições de acolher e definir a estrutura do antropológico. Ferdinand Ebner é um dos principais expoentes, embora seu pensamento ainda não seja plenamente conhecido. O ensaio aprofunda a relação Eu-Tu e suas articulações que, sendo central na reflexão de Ebner, pode oferecer elementos úteis à estruturação de uma ontologia relacional em um contexto pósmetafísico.

Keywords : Ebner; Antropologia; Pós-Metafísica; Eu-Tu.

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )