SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Educação, estética e metamorfoses pedagógicasThe Critical Pedagogy according to Nietzsche author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

DALMOLIN, Bernadete Maria; PASSOS, Robert Filipe dos  and  RIBEIRO, Silvana. Cartografia Social: produção de experiências de uma Estética da Educação. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, edossie.10. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.dossie.10.

Este artigo aborda o conceito de Cartografia Social no contexto da Educação, compreendendo que essa pode ser uma ferramenta potente neste campo. Ainda: interessa compreender de que modo a Arte e a dimensão estética são capazes de ser utilizadas como ferramenta nesse mesmo contexto. Assim, o objetivo deste texto é entender de que modo a cartografia social é capaz de potencializar a construção de uma Estética da Educação. A discussão é apresentada a partir de três seções distintas que irão explorar o tema em questão. A primeira seção apresenta o conceito de Cartografia Social, estratégia metodológica de pesquisa-intervenção que visa a construir mapas vivos e fluxos de vida, apresentando a composição de territórios existenciais na sua dinamicidade e multiplicidade. A segunda seção busca demonstrar de que modo a experiência, na perspectiva da Cartografia Social, produz sujeito e objeto em meio ao seu processo, permitindo, assim, que possamos pensar a produção de modos de vida que tenham como intenção fazer dessa uma obra de arte. Para isso, utilizamos o conceito foucaultiano de “cuidado de si” como exercício de produção de uma vida que se pretenda obra de arte. Por fim, na terceira seção, apresentamos a ideia de Cartografia Social como dispositivo à produção de uma Estética da Educação. Para exemplificar tal possibilidade, apresentamos uma cartografia realizada com crianças, na qual desenharam um personagem fictício do seu bairro. Constatamos que a experiência de desenhar e de criar o personagem em si, oferecem a oportunidade de cartografar outros mundos possíveis a partir do exercício imaginativo, possibilitando a composição de uma Estética da Educação.

Keywords : Cartografia social; Experiência; Estética da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )