SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Notes about the masculinity in Johann Friedrich Herbart’s pedagogical ideas Notas sobre la masculinidad en el pensamiento pedagógico de Johann Friedrich HerbartThe shadows the pandemic invisibility projects: what alternatives to the future? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

KETZER, Patricia  and  ROCHA, Róbson Peres da. Pensar a raça: Educação como prática da liberdade para superação do racismo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022015.  Epub Mar 10, 2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022015.

O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica que propõe a educação como prática da liberdade para superação do racismo. O trabalho está dividido em três partes: na primeira, abordaremos o racismo como uma construção social baseada na ideia de raça, que a partir da racialização produz lugares sociais de submissão e tende a se agravar com o esvaziamento da educação; num segundo momento, destaca-se o papel do Movimento Negro na luta pela educação e na valorização de outros tipos de saberes; por fim, a partir de bell hooks, argumentamos que uma educação como prática da liberdade, baseada em uma pedagogia engajada, pode contribuir para a diminuição do racismo.

Keywords : Racismo; Educação; Formação; Pedagogia; Engajada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )