SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Teacher trainers and their conceptions on the teacher role: an analysis based on Giroux, Freire and Gur-Ze’evPhilosophy as pedagogy of the sacred: a decolonial approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

GABRIEL, Fabio Antonio  and  PEREIRA, Ana Lúcia. Percepções de professores de filosofia sobre a especificidade da disciplina de filosofia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2022, vol.27, e022023.  Epub Mar 10, 2024. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v27.e022023.

Este artigo, um recorte de pesquisa de Doutorado, objetiva desvelar as percepções de 208 professores de Filosofia do Paraná no sentido de buscar evidenciar quais seriam as especificidades dessa disciplina em relação a outras do currículo. Inicialmente, disserta-se sobre a intermitência da disciplina de Filosofia no currículo da Educação Básica, com base em Deleuze e Guattari (2010), os quais demarcam o entendimento da Filosofia como criação de conceitos. Em seguida, fundamentando-se em Rodrigues e Gelamo (2019), entre outros autores, reflete-se sobre o modo de compreender a Filosofia, que pode oscilar entre uma compreensão enciclopédica com base na memorização dos sistemas filosóficos e a experiência filosófica. Por fim, por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016), a seguinte questão de um questionário que envolvia outras dez foi analisada: “Você acredita que a Filosofia proporciona espaços ou momentos diferenciados em relação aos das outras disciplinas? Se sim, no que ela se diferencia?”. Das respostas dos 208 docentes, emergiram as seguintes categorias: criação de conceitos, espaço para debate/reflexão de ideias, possibilidade da experiência filosófica e superação do senso comum. Os resultados apontam, assim, um sentido de que a disciplina de Filosofia não deve limitar-se a um conhecimento enciclopédico, mas tratar-se de um conhecimento que se relaciona com o cotidiano de seus interlocutores. Faz-se necessário, porém, saber valorizar adequadamente a história da Filosofia, pois, ao valorizá-la demais, pode-se incorrer a um ensino meramente descritivista; contudo, ao não a valorizar, pode-se debruçar em discussões sem conteúdo filosófico.

Keywords : Especificidade da Filosofia; Criação de Conceitos; Experiência Filosófica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )