SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue01Thomas Aquinas and social virtues of piety and respect: an outlook of the history of educationAbordagens sobre o estudo da inserção da gymnastica no ensino secundário do Brasil no século XIX author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BORTOLOTTI, Ricardo Gião. A importância de Scotus na concepção de história de Arendt. Acta Scientiarum. Education [online]. 2013, vol.35, n.01, pp.27-38. ISSN 2178-5201.

O objetivo deste trabalho é abordar a noção de história em Arendt, a partir da importância que dispensa ao pensamento de Duns Scotus, particularmente no que concerne à primazia da vontade. Para a autora, Scotus foi um dos pensadores medievais a ressaltar o papel da vontade como potência livre, frente à potência intelectual, presa à atividade natural. A liberdade de começar um ato caracteriza um mundo regido pela contingência. Ora, para Arendt, essa liberdade condiz com a sua ideia de política autêntica e que funda o espaço público, definido pela palavra e pela ação dos indivíduos. A história, que tem lugar a partir da atividade política, recebeu diversos tratamentos, desde a Antiguidade grega à concepção moderna de processo. Uniu-se a concepções idealistas, estabelecendo modos universais de definir o futuro. No entanto, se a liberdade deve caracterizar a vita activa, a história deve buscar os significados dos fatos ao perscrutar seus aspectos singulares, que se reduziram ao contínuo da explicação universal da história oficial. Trata-se, pois, de abordar a história da perspectiva da narrativa singular, a partir dos espectadores, daqueles que fundam o espaço público. Daí, a importância das noções bipolares, como natureza e liberdade, necessidade e contingência, vontade e intelecto, conforme Scotus.

Keywords : Ação; Contingência; Liberdade; Natureza; Política; Vontade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )