SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01“Let no one study Arts or any Gentile doctrine ...”: censorship as an instrument of Dominican identity construction in the thirteenth centuryEducational handbooks for professions occupied by females in the 1960s and 1970s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ROCHA, Marlos Bessa Mendes da. A compreensão anisiana do ‘padrão escolar’ brasileiro. Acta Scientiarum. Education [online]. 2014, vol.36, n.01, pp.37-50. ISSN 2178-5201.

Este trabalho tem como propósito compreender como Anísio Teixeira formulou o tema do Ensino Médio, tomando como fonte as conferências realizadas pelo educador na década de 1950. Embora haja indicações de que ao longo de sua vida Anísio Teixeira não alterou suas ideias em relação à educação , consideramos que é nessa década que ele formula e apresenta sua compreensão acerca do processo histórico da educação nacional. Discute-se não apenas a formulação sobre o Ensino Médio, que àquele tempo abarcava o antigo curso ginasial, mas a formulação global do que Anísio denomina de ‘padrão escolar’ da escolaridade brasileira, pois, no seu entendimento, por mais que os vários níveis da escolaridade tenham permanecido segmentados por muito tempo, as características de um segmento se comunicam com as de outros.

Keywords : Anísio Teixeira; Ensino Médio; Padrão Escolar Brasileiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )