SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3School civic parades during the Getúlio Vargas´s New State Period: an interpretation from photographsSchools´ external evaluation program in Portugal: An analysis focused on the satisfaction of leaders and managers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SIMILI, Ivana Guilherme  and  FRANQUI, Renata. As roupas e os gêneros: as estampas de brinquedos e de brincadeiras. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.277-288. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i3.20988.

As contribuições das roupas na fabricação das subjetividades e das identidades de gênero são examinadas por meio da análise de estampas de brinquedos e de brincadeiras. Para conduzir o estudo, transformamos em objetos de análise as vestimentas para meninos e meninas de quatro a seis anos, desenvolvidas pela linha de moda infantil da Malwee, nominada de Zig-Zig-Zaa. Mostrar como as formas, as cores e as texturas usadas na estamparia de brinquedos e brincadeiras nas camisetas e nos moletons de crianças daquele segmento etário constroem representações para as masculinidades e feminilidades é nosso intuito. Por intermédio dessa operação analítica, desvelamos o papel do design nas modelagens das vestimentas e nas subjetividades das crianças. Logo, revelamos, por meio das roupas, as contribuições da moda na formação das identidades de gênero. Os aportes teóricos, metodológicos e historiográficos são dos estudos de gênero em seus entrelaçamentos com a educação e as pedagogias culturais. O fio condutor da análise pautou-se por indicar como as estampas participam da produção e da reprodução de representações que relacionam as meninas ao cor de rosa e os meninos, ao azul.

Keywords : Estampas; Identidades de Gênero; Moda; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )