SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue4Considerations on affectivity in teaching relations: Vygotsky's contributionsSpecial educational assistance teachers: a clinical or pedagogical intervention? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CYRINO, Marina  and  NETO, Samuel de Souza. O estágio curricular no curso de pedagogia: elementos para um processo formativo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2015, vol.37, n.4, pp.401-413. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v37i4.25521.

Este artigo tem como temática o Estágio Curricular (EC) do curso de Licenciatura em Pedagogia. O objetivo foi compreender os elementos que tornam o EC uma atividade formativa para os licenciandos. A pesquisa foi qualitativa tendo como técnicas: observação, entrevistas semiestruturadas com 22 participantes e fonte documental. Nos resultados, ponderamos que o EC pode ser formativo se considerarmos quatro pontos: concepção de estágio que cada participante possui; compromisso da instituição escolar na formação inicial de professores; condições dos professores e das escolas para assumir um papel na formação de estagiários; tipos de relações estabelecidas no processo de estágio. Estes elementos possibilitaram pensar a prática como centro do processo, bem como a escola com compromissos formais e intencionais na formação do estagiário.

Keywords : Formação de Professores; Escola e Universidade; Professor-Colaborador; Estágio Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )