SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Notes for a history of the teaching children's literature in teacher's formation courses for elementary school in Brazil and in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GORI, Elisa. As tendências nas políticas linguísticas, educacionais e escolares em Trentino e Alto Adige (1919-1939). Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.1-9. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.26421.

Este texto se propõe a analisar as escolhas de política escolar e educativas efetuadas nos territórios de Trentino e de Alto Adige, para as minorias de língua alemã e ladina no período compreendido entre o final do primeiro grande conflito mundial e o início do segundo. Os territórios das novas províncias foram objeto de múltiplas operações políticas, econômicas e sociais, marcadas por diferentes e opostas estratégias: encaminhamentos de implícita tendência nacionalista que atribuíam às autoridades centrais amplos poderes legislativos se alternaram com outras orientações mais democráticas, a fim de acolher as autonomias locais e reconhecer os direitos das minorias alemãs e ladinas. A procura de equilíbrio político entre as duas instâncias, inicialmente perseguido, deixou o campo com a chegada do primeiro governo fascista a um novo cenário, em face do declarado fim de italianizar, ainda com a utilização da violência, o tipo e a organização das novas províncias. O mesmo cenário contraditório marcará a evolução das políticas escolares e educativas nos novos territórios. A tentativa de estender a normativa escolástica italiana às novas províncias, primeiro de modo gradual e respeitoso diante das minorias linguísticas, das suas escolas e tradições, sofrerá com o governo fascista uma significativa mudança de comportamento e raciocínios. O tema desta pesquisa, que é pouco estudado e analisado em seus pormenores, assume a sua relevância, seja em termos de pesquisa histórico-educativa ligada ao particular momento histórico e contexto geográfico, seja em termos do ponto de vista das consequências que tal acontecimento teve na construção da república italiana.

Keywords : História da Educação; Políticas Escolares e Educativas Italianas; Minorias Linguísticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )