Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
GORI, Elisa. As tendências nas políticas linguísticas, educacionais e escolares em Trentino e Alto Adige (1919-1939). Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.1-9. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i1.26421.
Este texto se propõe a analisar as escolhas de política escolar e educativas efetuadas nos territórios de Trentino e de Alto Adige, para as minorias de língua alemã e ladina no período compreendido entre o final do primeiro grande conflito mundial e o início do segundo. Os territórios das novas províncias foram objeto de múltiplas operações políticas, econômicas e sociais, marcadas por diferentes e opostas estratégias: encaminhamentos de implícita tendência nacionalista que atribuíam às autoridades centrais amplos poderes legislativos se alternaram com outras orientações mais democráticas, a fim de acolher as autonomias locais e reconhecer os direitos das minorias alemãs e ladinas. A procura de equilíbrio político entre as duas instâncias, inicialmente perseguido, deixou o campo com a chegada do primeiro governo fascista a um novo cenário, em face do declarado fim de italianizar, ainda com a utilização da violência, o tipo e a organização das novas províncias. O mesmo cenário contraditório marcará a evolução das políticas escolares e educativas nos novos territórios. A tentativa de estender a normativa escolástica italiana às novas províncias, primeiro de modo gradual e respeitoso diante das minorias linguísticas, das suas escolas e tradições, sofrerá com o governo fascista uma significativa mudança de comportamento e raciocínios. O tema desta pesquisa, que é pouco estudado e analisado em seus pormenores, assume a sua relevância, seja em termos de pesquisa histórico-educativa ligada ao particular momento histórico e contexto geográfico, seja em termos do ponto de vista das consequências que tal acontecimento teve na construção da república italiana.
Keywords : História da Educação; Políticas Escolares e Educativas Italianas; Minorias Linguísticas.