SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Education from montaigne´s perspective within the renaissance contextSocial representations related to primary school male teachers and the unavoidable associations with female teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PORTO, Cristiane de Magalhães; BENIA, Renata Tavares  and  LIMA, Daniella de Jesus. 'Unleash your imagination': os fandoms e a contribuição das fanfictions para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.373-382. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419.

Perante a convergência midiática, as formas de produção e de disseminação dos conteúdos se alteram; porquanto, as práticas de escrita e de leitura também o fazem. A essa noção sugere-se, igualmente, que os sujeitos cercados pelas mídias apresentam novas posturas, em função do diálogo com elas. Na atual conjuntura, com o destaque das narrativas transmidiáticas, nasce um novo contexto no que compete à produção de conteúdos em relação à fruição do sujeito. Este passa a ser um autor, autor da própria história, mas de uma história que é caracterizada por traços de uma já existente, como é o caso das fanfictions. Logo, este estudo tem como finalidade abordar as fanfictions, tangenciando a convergência midiática, as narrativas transmidiáticas, de modo a ilustrar a ênfase para o eixo da educação.

Keywords : educação; comunicação; convergência midiática; narrativa transmídia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )