SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Social representations related to primary school male teachers and the unavoidable associations with female teachersEvaluative Culture: the impulse given by MERCOSUR to the consolidation of South American evaluation system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FAUSTINO, Rosangela Celia  and  MOTA, Lucio Tadeu. Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimento. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.396-404. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27968.

Este texto, resulta de pesquisas realizadas pelo projeto Observatório da Educação Escolar Indígena/UEM-PR, financiado pela CAPES/SECADI/INEP, trata de alguns elementos que compõem a infância e a educação indígena, evidenciando aspectos históricos e destacando as brincadeiras, os jogos, sua importância e suas funções nas vivências familiares e na comunidade como elementos de aprendizagem e desenvolvimento. Reflete acerca de relatos produzidos por etnógrafos que tiveram contato com grupos indígenas do sul do Brasil, em meados do século XIX e início do século XX, e seus registros relativos à infância indígena junto aos grupos familiares, bem como apresenta alguns estudos recentes sobre a infância indígena, especialmente entre as etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

Keywords : povos indígenas; cultura; infância; aprendizagem..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )