Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima and MURGO, Camélia Santina. Análise da produção científica sobre feedback no ensino de inglês como língua estrangeira na base de dados ERIC. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.533-543. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30889.
O feedback é uma das ferramentas mais influentes na aprendizagem, ensino, desenvolvimento da autonomia, autoeficácia e desempenho acadêmico. Apesar de ter a sua importância enfatizada por educadores, o que se observa é um número muito restrito de publicações recentemente. Este artigo objetiva verificar em que perspectiva o feedback tem sido estudado, de que forma a sua eficácia é demonstrada para que estudantes e professores alcancem os seus objetivos educacionais. Além disso pretendeu-se identificar possíveis lacunas de estudo e sugerir futuras pesquisas sobre o tema. Para tanto, foram analisados artigos e teses publicados entre 2006 e 2015 sobre o uso do feedback no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL), utilizando o banco de dados ERIC. Os resultados foram organizados em seis categorias: o feedback por meio da tecnologia; as diferentes estratégias de feedback em textos escritos; o uso do feedback entre os pares; o feedback corretivo nas interações orais; a expectativa do uso do feedback; e as concepções dos professores acerca da inteligência e suas implicações no oferecimento do feedback. Os resultados revelam que o feedback é uma ferramenta indispensável no processo educativo e desempenha papel central na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Keywords : EFL; estratégias de feedback; ensino e aprendizagem; educação.