Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
OLIVEIRA, Adilson Ribeiro de; VALIM, Bárbara Martins Ferreira; COSTA, Claudia Lopes Santos Pereira and VALIM, Lucy Martins Ferreira. Letramento acadêmico e posicionamento autoral em artigos científicos: contribuições para o ensino do gênero. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e45123. Epub May 01, 2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.45123.
Neste artigo, objetiva-se investigar o posicionamento autoral revelado pelo emprego de marcas de pessoalidade e de impessoalidade em artigos científicos de três áreas de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Engenharias, tendo como ponto de partida a primeira área aqui listada. O aporte teórico utilizado insere-se nas abordagens do letramento como práticas sociais de uso da escrita e, mais estritamente, o letramento acadêmico como as práticas específicas da esfera universitária. Nesse quadro, buscou-se mapear as ocorrências de pessoalidade (reveladas pelo emprego de primeira pessoa do discurso - ‘nós’) e de impessoalidade (reveladas pelo emprego de terceira pessoa - ‘se’). Para a concretização dessa meta, optou-se por adotar uma metodologia de cunho qualiquantitativo, adotando a técnica da análise de conteúdo. Concluiu-se, entre outros aspectos, que, na área de Ciências Sociais Aplicadas, há uma relativa flexibilidade no emprego da pessoalidade em relação à impessoalidade textual; nas áreas de Educação e de Engenharias, a preferência é pela pessoalidade e pela impessoalidade, respectivamente. Trata-se de um estudo que pode contribuir significativamente para o ensino e a pesquisa no âmbito das práticas letradas universitárias.
Keywords : pessoalidade; impessoalidade; autoria; ensino.