Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática da matemática (DM) e a didática profssional (DP): uma proposição de complementaridade e a formação de professores no Brasil. Acta Educ. [online]. 2019, vol.41, e43648. Epub May 01, 2019. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i3.43648.
No Brasil, registramos um cenário de obsolescência e anacronismo resultante da adoção de paradigmas de desenvolvimento profissional de professores de matemática que mostram, entre outros problemas, certos aspectos que são distantes e não relacionados diretamente aos reais problemas da sala de aula e não explicam os obstáculos para o funcionamento e o desenvolvimento profissional do professor. Por outro lado, após uma tradição de algumas décadas de pesquisas desenvolvidas no Brasil sob a influência do ensino da matemática, das quais a tradição francesa inaugurou uma forte repercussão, a descrição de um referencial teórico mais eficiente para o processo de desenvolvimento profissional do professor é necessária. Assim, o trabalho apresenta uma perspectiva de complementaridade envolvendo certas noções da Teoria das Situações Didáticas - TSD e Didática Profissional - DP. Dessa forma, a introdução de uma perspectiva de complementaridade dos dois sistemas de referência pode repercutir no aprimoramento das práticas de pesquisa no Brasil sobre o professor de matemática.
Keywords : didática da matemática; didática profissional; professor de Matemática; formação profissional.