Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
NUNES, Maristela Aparecida; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo and GEHRKE, Marcos. A biblioteca escolar e as crianças: novos conceitos, velhos desafios. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e47845. Epub Nov 01, 2020. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.47845.
O artigo objetiva analisar a biblioteca escolar e as crianças como usuárias, desde conceitos produzidos aos desafios que permanecem. Parte do princípio de que a biblioteca escolar é um ambiente cujo conceito vem se transformando ao longo da história, sendo para as crianças um espaço de circulação e produção de saberes, informações, conhecimentos e de novas relações nesse âmbito, tendo a leitura e a pesquisa escolar o foco central. Trata-se de estudo teórico, portanto uma investigação de cunho bibliográfico. Conclui sobre a importância da biblioteca escolar na formação da criança, a partir da aproximação com os livros, a literatura e a pesquisa. Contudo, este ambiente ainda precisa superar velhos desafios que incluem ressignificar seu espaço e acervo a partir do público que a frequenta, em especial as crianças.
Keywords : biblioteca escolar; leitura; crianças.