Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
RIBEIRO, Iara Margolis; CORREIA, Walter Franklin Marques and CAMPOS, Fábio. Setores acadêmicos que interferem na satisfação do aluno no ensino superior. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e50121. Epub Apr 01, 2021. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.50121.
O Ensino Superior Brasileiro vem aumentando, principalmente, com a participação de Instituições Privadas. Dados recentes do MEC demonstram o alto grau de desistência e abandono, por parte do aluno, de sua graduação, o que afeta tanto o viés pessoal, profissional e emocional do discente, quanto nas questões organizacionais e financeiras da Instituição. Saber o que interfere na satisfação do estudante é uma das formas de atuação para reduzir a taxa de evasão, bem como fazer com que o aluno se engaje mais na sua escolha acadêmica. Diante disso, o presente estudo fez um levantamento dos setores que deveriam ser analisados e entrevistou 44 alunos de graduação, das áreas de ‘Saúde’, ‘Humanas’ e ‘Exatas’. Salienta-se que vários fatores interferem na satisfação do educando. Neste sentido, a pesquisa teve como resultado principal a categoria ‘Acadêmica’, principalmente no que diz respeito à ‘qualidade de ensino’ e com o ‘docente’, mas também se tem destaque para o ‘serviço’, a ‘estrutura física’ e o ‘relacionamento’ com o aluno. Como resultado principal o setor ‘Acadêmico’ e ‘Docente’ foram os pontos tidos como principais para a satisfação do aluno do ensino superior e que as avaliações são espontâneas e sofrem influência do contexto.
Keywords : satisfação no ensino superior; qualidade de ensino; setores acadêmicos; avaliação do estudante; percepção do aluno.