Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
DIAZ, Hamlet Fernández. A recepção da arte como âmbito de conhecimento e aprendizagem em a Base Nacional Comum Curricular. Acta Educ. [online]. 2021, vol.43, e53402. Epub Sep 01, 2021. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v43i1.53402.
Nesse trabalho analisamos a problemática da recepção das artes visuais como campo de conhecimento, aprendizagem, competências e habilidades, tal e como tem sido formulada em a Base Nacional Comum Curricular (especificamente para o nível Fundamental do Ensino Básico). Primeiro são analisados os aspectos gerais e estruturais do documento, para posteriormente focar a atenção na forma como se concebe o ensino das Artes Visuais. Atenção especial é dada às relações interdisciplinares que se estabelecem entre o projeto educacional, as concepções didáticas do ensino de arte e teorias estéticas das artes visuais. Nas considerações finais, sintetiza-se uma visão geral do estudo, especificando o nível de importância que o campo estético e artístico ocupa para os fins do projeto Nacional de Educação no Brasil. Determina-se também o modo em que a dimensão da recepção da arte se tem estabelecido nas estruturas curriculares do Ensino Básico, no nível de projeto de Base Nacional Comum Curricular. A metodologia seguida foi a pesquisa bibliográfica qualitativa e a análise crítica. Os resultados expostos fazem parte de uma pesquisa de pós-doutorado, cujo objeto de estudo é as concepções de ensino das artes visuais no Brasil que dão atenção especial à dimensão da recepção da arte.
Keywords : Base Nacional Comum Curricular; ensino de artes visuais; Ensino Fundamental; recepção da arte; interdisciplinaridade.