Acta Scientiarum. Education
Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201
Abstract
OLIVEIRA, Danilo Araujo de and SALES, Shirlei. Ferramentas pós-críticas educacionais e curriculares para pesquisar e analisar vídeos. Acta Educ. [online]. 2023, vol.45, e65751. Epub Aug 01, 2023. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v45i1.65751.
Neste artigo, partimos dos percursos de uma tese de Doutorado que explorou o funcionamento de um currículo no ciberespaço mobilizando ferramentas metodológicas com elementos da netnografia e análise do discurso de inspiração foucaultiana, desde uma perspectiva pós-crítica. Aqui o nosso foco será descrever como, ao mobilizar essas ferramentas, analisamos um conjunto de vídeos divulgados no currículo investigado. Essa ação compõe o esforço metodológico para consolidação de um campo epistemológico de como operar ao analisar o funcionamento de um currículo cultural não-escolar. O que sistematizamos aqui não se constitui prescrição para repetição de uma fórmula, mas busca funcionar como inspiração e contribuição na construção de metodologias de experimentação e invenção curriculares.
Keywords : vídeos; netnografia; discurso; currículo.