SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue39The public instruction in revolutionary France: some remarks according to Lacroix's Essais Sur L'enseignement En General Et Sur Celui Des Mathématiques En ParticulierPortuguese language as a new classical language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ECHEVERRI ALVAREZ, Juan Carlos. Fazer história da edu com o influxo do Grupo de História da Prática Pedagógica na Colombia. Hist. Educ. [online]. 2013, vol.17, n.39, pp.153-172. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/S2236-34592013000100009.

No âmbito desse artigo procura-se demonstrar a pertinência do desenvolvimento de projetos de em torno da história da educação na Colômbia, sob a inspiração do Grupo Historia de la Práctica Pedagógica - GHP. Essa pertinência se expressa na necessidade de se continuar a pensar em pedagogia, história e professores na direção aberta pelo Grupo e com base no trabalho de Michel Foucault, especialmente em termos de poder-saber. O GHPP é um exemplo, por excelência, de se fazer história sem desligar-se de uma teoria norteadora, demonstrado pela dinâmica de suas publicações e pela presença constante de seus membros no cenário acadêmico da educação.

Keywords : GHPP; Prática; História; Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )