História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
LAPA, Dayse Araujo and AMORIM, Simone Silveira. O ENCONTRO DAS LINHAS: CIDADE DE ARACAJU E GRUPOS ESCOLARES (1914-1925). Hist. Educ. [online]. 2020, vol.24, e93420. Epub Feb 21, 2020. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93420.
Este artigo desvela aspectos da história da educação e os inter-relaciona com a cidade, suas tramas e estratégias de circulação e ocupação do espaço urbano para, a partir dessas linhas, perceber a cidade e seus condicionantes que se entreteceram na estruturação e institucionalização da escola pública primária, na modalidade Grupo Escolar. A transformação gerada, para poucos, pela construção e inauguração dessas instituições em Aracaju, com seus exuberantes edifícios ecléticos, em contraste com muitas ruas de terra batida e moradias de casas simples, é a face mais visível para criar a identidade dessa escola idealizada pela República.
Keywords : história da educação; representação coletiva; normatização.