História da Educação
Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459
Abstract
ACOSTA, Felicitas. ESTADO NAÇÃO E ESCOLA SECUNDÁRIA NA ARGENTINA: UM OLHAR PELOS PLANOS DE ESTUDO DA COLEGIO NACIONAL. Hist. Educ. [online]. 2022, vol.26, e116553. Epub Oct 15, 2022. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/116553.
Este artigo enfoca as origens do ensino secundário na Argentina. Em particular, indaga sobre as possíveis relações entre a construção de instituições educacionais destinadas à formação de elites políticas e a constituição do Estado-nação. Na Argentina, a criação do ensino fundamental gratuito e obrigatório foi precedida pelo desenvolvimento do ensino secundário com a invenção do Colégio Nacional. Essas escolas foram criadas durante a unificação política do território nacional após as guerras internas pós-independência. Observe o nome dado a essas instituições: Colegio Nacional. Como a nação e o estado apareceram na organização dos colegios nacionais? Abordaremos esta questão através da análise das biografias dos alunos, planos de estudo e relatórios dos reitores no período da primeira configuração do Colégio Nacional entre 1863 e 1890.
Keywords : planos de estudo; configuração; colégio naciona; estado nacional; escola secundária.