SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27“WITH THE SEA IN THE MIDDLE”: SCHOOL PATRIMONIALIZATION IN PORTUGUESE-BRAZILIAN EDUCATIONAL INSTITUTIONSLANCASTERIAN METHOD AND VIRTUALITY: TWO STATIONS IN THE EDUCATIONAL ITINERARY OF LIBERAL OVERNMENTALITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

STENTZLER, Marcia Marlene. Inspeção e práticas cotidianas no Grupo Escolar Balduíno Cardoso, Porto União/SC (1954-1957). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e126481.  Epub Dec 12, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/126481.

Neste estudo analisamos os registros escritos sobre a inspeção e as reuniões pedagógicas para compreender a conformação das práticas educativas que demarcaram culturalmente o Grupo Escolar Balduíno Cardoso, localizado em Porto União/SC, cidade que faz fronteira com União da Vitória/PR. Além da legislação catarinense, trabalhamos com os Termos de visitas de inspetores e as Atas de reuniões pedagógicas, produzidos entre 1954 e 1957. Esses documentos compõem o acervo da instituição e fornecem indícios das relações entre os sujeitos, os saberes, a organização e o funcionamento da escola. No diálogo com as fontes, lançamos mão das contribuições de Revel (1998), Certeau (1994), Bourdieu (2013), Escolano (2017) e Faria Filho (2007). As análises transitam entre a legislação e os registros das práticas que se visaram a implementar no interior da escola, entre espaços de uso comum e salas de aula, nas relações entre distintos sujeitos, com vistas a renovar a educação pública catarinense.

Keywords : Cultura escolar; inspeção; reuniões pedagógicas; práticas educativas.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )