SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Inspection and daily practices in the Balduíno Cardoso School (Porto União/sc, 1954-1957)POSITIVISM, SECONDARY EDUCATION AND DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ECHEVERRI-ALVAREZ, Juan Carlos. MÉTODO LANCASTERIANO E VIRTUALIDADE: DUAS ESTAÇÕES NO ITINERÁRIO EDUCATIVO DA GOVERNAMENTALIDADE LIBERAL FALTA TÍTULO EM PORTUGUÊS. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e126580.  Epub Dec 10, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/126580.

Comparam-se alguns elementos entre o método lancasteriano de ensino, das primeiras décadas do século XIX, e a educação virtual atual. Comparação histórica baseada na ideia de que ambos os processos fazem parte das lógicas de expansão, transformação e exaustão constante do mercado que fundamenta a governança liberal. Este substrato, utilizado metodologicamente, permite identificar elementos comparáveis entre ambos os extremos, por exemplo, a inovação tecnológica, a preponderância do método, a diluição da função docente e a necessidade de alfabetizar à população em termos de totalidade. Estas comparações, amparadas pela ideia de “anacronismo controlado”, ajudam a evitar, por um lado, assumir o presente como inédito e incontrastável e, por em consequência, livre de critica e confrontação histórica; pelo outro, a revisitar o passado com novas perguntas que só a tendencia atual da educação virtual torna visível e enunciável.

Keywords : método lancastrano; liberalismo; educação virtual; mercado.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )