SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27POSITIVISM, SECONDARY EDUCATION AND DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUSTHE TEACHING OF ZOOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATION: A HISTORICAL-DOCUMENTARY RESCUE (1837-2002) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

BARROS, Fernanda  and  GUTIERREZ, Laurent. LE LYCÉE E O COLLEGIO DE PEDRO II: OS FUNCIONÁRIOS E AS MATÉRIAS DE ENSINO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128389.  Epub Dec 10, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128389.fr.

A questão levantada a partir dessa pesquisa é a compreensão de qual foi a influência sofrida do Lyceu francês pelo ensino secundário brasileiro materializado na criação do Collegio de Pedro II em 1837 no Rio de Janeiro, sobretudo na organização da instituição no seu Regulamento de 1838. O objetivo é compreender de que forma o Lyceu francês influenciou o Brasil em dois dos aspectos da organização do Collegio de Pedro II: os funcionários e as matérias de ensino, nesse tipo de ensino que prezava pela formação dos jovens que seriam os novos homens do país. Tanto a França quanto o Brasil tinham, no século XIX, os preceitos de formação para a elite, levando em consideração o controle do Estado na abertura dessas instituições e na organização dos programas. A pesquisa documental e bibliográfica apresenta-se como suporte para a produção da análise. Fundamentamo-nos na História da Educação como campo de pesquisa. Consideramos que houve influência da instituição francesa sobre a brasileira, mas há um aspecto significativo da cultura brasileira que modifica sobremaneira a organização da sua escola no século XIX, a relação Estado-Igreja, dando ao grupo de funcionários e às matérias de ensino uma caracterização particular.

Keywords : História da Educação; Brasil Império; Ensino secundário; Collegio de Pedro II; Lyceu.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French | Portuguese     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )