SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27THE TEACHING OF ZOOLOGY IN BRAZILIAN EDUCATION: A HISTORICAL-DOCUMENTARY RESCUE (1837-2002)The archeology of work with a scientific-school patrimony or the technical reports of an adventure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SANTANA, Marco Antonio de. ATRÁS DA CATEDRAL DE RUÃO: contributos de uma leitura analítica do conto de Mário de Andrade para historiadores da educação. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128974.  Epub Dec 10, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128974.

O presente artigo tem a finalidade de contribuir para o campo da História da Educação brasileira a partir de uma leitura analítica da obra “Atrás da Catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, escrita entre 1923 e 1944, época em que o modernista revelou maior preocupação com problemáticas da ordem social, sendo a educação uma importante pauta para o debate. Desse modo, ao considerarmos as obras literárias como artefatos da cultura, é possível que essas possam ser utilizadas pelos historiadores para extrair as verossimilhanças e compreender, via representação, as possibilidades de como se dava a educação doméstica pelas preceptoras estrangeiras. Utilizamos, para a elaboração dessa pesquisa a metodologia relacionada à noção de operação historiográfica, por meio da qual pudemos verificar que o conto revela possíveis compreensões dos desafios do oficio de ensinar nas casas, bem como as demandas de parte da elite paulistana pela educação sofisticada à época.

Keywords : Educação doméstica; Literatura modernista; Processo educativo não escolar.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )