SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27The archeology of work with a scientific-school patrimony or the technical reports of an adventurePublic primary education in Decree n° 7247 (1879): Civilizing perspectives of imperial society reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima. Uma Década de Pesquisas sobre a História da Educação Rural no Brasil (2012 - 2022). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e129565.  Epub Dec 10, 2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/129565.en.

Este texto constitui um ensaio bibliográfico acerca da produção da pesquisa sobre a história da educação rural no Brasil, na última década, delimitada a reflexão em torno dos estudos que têm abordado a problemática da escola primária e da formação e trabalho de professores para o meio rural. O texto inicia reconstituindo a trajetória da temática no campo da História da Educação destacando a contribuição de dissertações, teses e projetos de pesquisa em rede. Em seguida, discute algumas questões consideradas relevantes para o debate sobre o tema, especialmente, as controvérsias conceituais, a produção histórica da diferença entre escolas urbanas e rurais, as relações e divergências entre escolanovistas e defensores da ruralização do ensino, a circulação transnacional de ideias, propostas e modelos para a educação rural, a complexa situação dos professores leigos e o alcance e limites das escolas normais rurais e cursos normais regionais.

Keywords : Educação Rural; Escolas Primárias Rurais; Formação de Professores para o Meio Rural; História da Educação Rural.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )