SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Study on teaching documents belonging to historical school archives of Normal Schools. Argentina.An essay on the interpretation of the mechanisms of pedagogical appropriation: The decroly practices in spain (1910-1940) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MARTIN, Ramon Lopez. Práticas escolares e inovação docente na Espanha contemporânea. A reflexão de eventos chave em revistas educacionais. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e133089.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/133089.

Este artículo este artigo estuda a evolução das práticas escolares e dos processos de inovação pedagógica na Espanha contemporânea, ao longo de um século (1875-1975). E fá-lo atendendo à reflexão que alguns dos acontecimentos ou momentos chave desta evolução tiveram nas principais revistas educativas de cada período histórico. A criação do Museu Pedagógico Nacional (1882), o Decreto de Reorganização das Escolas Normais (1931), os Questionários Nacionais para o Ensino Primário (1953 e 1965) e a Lei Geral do Ensino (1970), como anúncio da transição para a democracia, constituem os referentes básicos escolhidos. O Boletín de la Institución Libre de Enseñanza, a Revista de Pedagogia, a Revista de Educación e a Revista Vida Escolar, alguns dos meios escritos cujas páginas divulgam e analisam as tensões, mudanças e continuidades dos processos evolutivos de melhoria da prática docente.

Keywords : Práticas escolares; inovação pedagógica; revistas de formação profissional; história da educação; Espanha contemporânea.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )