SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28A trunced innovation: Educational guidance in the change of the educational paradigms in Chile (c.1965-c.1973)Psychology in textbooks, didactics in psychology textbooks: Educational innovations at the frontier of disciplines (Brazil, 1900-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

PINTASSILGO, Joaquim  and  MUGNAINI, Mayra. A Pedagogia Freinet e a renovação educativa em Portugal (1920-1980). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e131850.  Epub Mar 30, 2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/131850.

Este artigo tem como principais objetivos refletir sobre a receção da Pedagogia Freinet em Portugal, entre os anos 20 e os anos 80 do século XX; analisar a forma como foi apropriada em diversos contextos de renovação pedagógica e avaliar o seu contributo para a construção de uma tradição pedagógica progressista. Começamos por dar conta da sua aparição no final do momento Educação Nova para, a seguir, destacar a sua importância no âmbito das experiências alternativas desenvolvidas a partir dos anos 50 e, finalmente, analisar a sua presença na trajetória do Movimento da Escola Moderna, criado em meados dos anos 60, em que manteve uma indiscutível centralidade até ao “deslocamento” teórico operado nos anos 80. A perspetiva adotada tem por base a História Cultural e recorre-se a fontes diversas, em particular artigos da imprensa pedagógica e um conjunto de obras de intelectuais portugueses do campo educativo.

Keywords : Pedagogia Freinet; Educação Nova; Movimento da Escola Moderna; Renovação Pedagógica; Apropriação; Tradição de Inovação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )